segunda-feira, 3 de março de 2014

ACREDITO NO CINEMA... Rico em sua liberalidade de EVOCAÇÃO PSICOLÓGICA!
De: Vanessa Castro (Cinéfila)
Acredito no CINEMA, arte muda, filha da imagem em movimento, criação original de poesia e plástica infinitas. Celulóide composta de duração efêmera e livremente multiplicável.
Acredito no CINEMA, meio de expressão total em seu poder de comunicação e capacidade de emocionar, possuidor de uma forma própria que lhe é imanente e que, contendo todas as fórmulas de expressão artística, nada lhes deve. Acredito e creio no CINEMA puro, mudo, preto e branco... Dono de uma linguagem universal de alto teor sugestivo, rico na liberalidade e pode de EVOCAÇÃO PSICOLÓGICA (...)
E por que transformar em filme um livro? São experieências estéticas diferentes, porque o cinema trabalha com o plano concreto das imagens em movimento, apesar de sua capacidade em subjetivar os fatos. Nos livros viajamos pela mente e no CINEMA... Traçamos esta nossa viagem pelas ações das imagens sobrepostas, o que equivale dizer - palavras e imagens (...)

De Vanessa Castro
OSCAR 2014
Por Vanessa Castro (Cinéfila)
Já se tornou programa obrigatório de muitos fãs de CINEMA: anualmente mais de 1 bilhão de telespectadores em todo o mundo colocam-se em frente à tela da TV para conferir quem, afinal, foram os eleitos. Desde o dia 16 de maio de 1929 que a Academia de Artes e Ciências CINEMATOGRÁFICAS entrega o homenzinho dourado cunhado: OSCAR. Ele é baixinho, tem 3,85 quilos, é careca, e a seu favor, possui os músculos no lugar certo e segura uma espada cortando um rolo de celulóide. Composto de estanho e cobre e folheado a ouro ele possui o charme de ganhar o afago de ganhadores e torcedores que numa só noite... a noite de entrega do prêmio OSCAR, reúne todos os ingredientes de um filme de sucesso: suspense, humor, ação e drama.
Prêmio de arte ou bem de consumo? Esta dicotomia não nos interessa... O que interessa é que esta noite de gala produz o poder de uma catapulta capaz de nos transportar para dentro de um mundo com uma memória que irá se somar a um painel dramático, ligada a cada detalhe por movimentos óticos de solidariedade e paixão por uma arte imemorial chamada CINEMA. E o cinema em seus tons compulsivos e recursivos nos põem em sintonia com sonhos mais profundos que animam nossos irmãos e irmãs numa história de aventura inacabada e nem sempre bem entendida...
Creio que é isso que o cinema e o OSCAR tentam provocar LÁ NA SOMBRA E NA LUZ DISCRETAS DA GRANDE TELA QUE SEMPRE ESPERA POR NÓS... PARA MAIS UMA SESSÃO DE CINEMA... E isto porque amo CINEMA (...)
E eis então um dos apresentadores deste ano: DANIEL MICHAEL MALCON BALCON BACON BLACK DAY-LEWIS, afinal, três vezes OSCARIZADO..
O TEMPO DA IMAGEM CHEGOU!
Vanessa Castro (Cinéfila)
O século XX acordou com a proliferação de uma invenção que soube definitivamente marcar o advento de um novo tempo. Um aparelho chamado "cinematógrafo", conquistou um novo passo para a eternidade. O registro de imagens, após séculos de tentativas, adquiriu a dinâmica do movimento real... Então, o tempo da imagem chegou!
O tempo da imagem chegou... Todas as legendas, toda a mitologia greco-romana e todos os mitos, todos os contadores de histórias e estórias, todos os grandes vultos da História Sem Fim, todos os reflexos óticos e imagéticos dos povos desde milênios, todos, todos esperam sua ressurreição luminosa e os heróis cinematográficos se acotovelam em nossas portas para adentrar no nosso universo do INCONSCIENTE COLETIVO. Toda a vida do sonho e todo sonho da vida estão prestes a lançar-se na fita sensível de comunicação universal. O TEMPO DA IMAGEM CHEGOU... Explicar, comentar... Para quê? Se o que nos alimenta é a reunião da confraternização de todas as artes desde o milênio que o anteceram... Arquitetura e Engenharia pela construção e ordenação dos cenários; música pelo cristal das almas que se entrechocam pela harmonia dos sons que ecoam dos eflúvios das almas que trilham em trilhas sonoras indeléveis; poesia falada ou vista que elucida as emoções que permeia a vida de um modo geral; teatro pela própria qualidade de seus artesãos que atingem a perfeição pela repetição; dança pelos atores dos vários gêneros cinematográficos... Neles, tudo se pode! 
É necessário não esquecer que o cinema possui pouco mais de um século de existência e sua história já apontou inúmeros momentos dinâmicos. E é justamente esse dinamismo que me leva a uma fascinante reflexão sobre a era moderna. 
Uma coisa é certa: A imagem em movimento, esta mesma imagem fixada por milhões de fotogramas é a imagem idealizada do ser persona desde milênios resgatada para a eternidade. 
O TEMPO DA IMAGEM CHEGOU...!
Vanessa Castro (Cinéfila)