domingo, 13 de julho de 2014

O Gênero SUSPENSE no CINEMA!


Gênero Suspense: E Haja Unha para Roer
Provocando calafrios e pânico, o suspense - esse conta-gotas da tensão, tem um público psicologicamente masoquista, mas fiel, sempre à procura de novas emoções. E após breve visão de tal gênero, falemos do papa neste assunto, Alfred Hitchcock. Filmes como o Testamento de Mabuse e Dr. Mabuse, O Jogador, de Fritz Lang, Vertigo, Psicose, Janela Indiscreta... E haja tensão... E haja unha para roer!
Neste arrepiante gênero o espectador acompanha voyeristicamente com a câmera e o diretor o conhecimento do verdadeiro assassino e o segredo que os outros personagem ignoram, ou quase morre de aflição na espera de que tudo se resolva e a paz se restabeleça no celulóide ou digital manchado de sangue, suspeita, vingança e más intenções.
Filmes como 'O Silêncio dos Inocentes' são pérolas do Cinema que provocou um verdadeiro divisor de águas nas história do gênero terror psicológico. O filme está a nossa espreita. Psicanalicamente dissecando os personagens, notamos que Clarice e Lecter são estranhos cada um à sua maneira. São espécies humanas condenadas ao ostracismo... ou pela trabalho ou pela loucura.
E então, cinematograficamente analisando através de baluartes como o cineasta Hitc que nos deixou um precioso espólio no que vem a conseguir diferenciar susto de suspense. Qual a diferença!?
Vanessa Castro (CINEMA & PSICANÁLISE)