segunda-feira, 3 de março de 2014


De Vanessa Castro
OSCAR 2014
Por Vanessa Castro (Cinéfila)
Já se tornou programa obrigatório de muitos fãs de CINEMA: anualmente mais de 1 bilhão de telespectadores em todo o mundo colocam-se em frente à tela da TV para conferir quem, afinal, foram os eleitos. Desde o dia 16 de maio de 1929 que a Academia de Artes e Ciências CINEMATOGRÁFICAS entrega o homenzinho dourado cunhado: OSCAR. Ele é baixinho, tem 3,85 quilos, é careca, e a seu favor, possui os músculos no lugar certo e segura uma espada cortando um rolo de celulóide. Composto de estanho e cobre e folheado a ouro ele possui o charme de ganhar o afago de ganhadores e torcedores que numa só noite... a noite de entrega do prêmio OSCAR, reúne todos os ingredientes de um filme de sucesso: suspense, humor, ação e drama.
Prêmio de arte ou bem de consumo? Esta dicotomia não nos interessa... O que interessa é que esta noite de gala produz o poder de uma catapulta capaz de nos transportar para dentro de um mundo com uma memória que irá se somar a um painel dramático, ligada a cada detalhe por movimentos óticos de solidariedade e paixão por uma arte imemorial chamada CINEMA. E o cinema em seus tons compulsivos e recursivos nos põem em sintonia com sonhos mais profundos que animam nossos irmãos e irmãs numa história de aventura inacabada e nem sempre bem entendida...
Creio que é isso que o cinema e o OSCAR tentam provocar LÁ NA SOMBRA E NA LUZ DISCRETAS DA GRANDE TELA QUE SEMPRE ESPERA POR NÓS... PARA MAIS UMA SESSÃO DE CINEMA... E isto porque amo CINEMA (...)
E eis então um dos apresentadores deste ano: DANIEL MICHAEL MALCON BALCON BACON BLACK DAY-LEWIS, afinal, três vezes OSCARIZADO..

Nenhum comentário:

Postar um comentário