quarta-feira, 29 de agosto de 2012



MÉDICO NO CÉU
São Raimundo Nonato, agosto de 2012: já faz um mês – um mês que nós guardamos nos recônditos de nossos corações – a saudade do tio Waldir Ribeiro Dias, ou mais conhecido como, Dr. Waldir. O médico capacitado e amigo de todos. Desde tenra idade ouvia de uns Fulanos de Tal que o Dr. Waldir conseguiu salvar a vida de tantos... Meu Deus! Hoje sentimos o vôo rápido e certeiro para o céu deste notável homem de letras que partiu... Mas somente as pessoas incríveis voam tão rápido assim. E eu poderia estabelecer uma metáfora ou quem sabe, uma analogia do tio Waldir com os pombos volteadores, porque seus vôos nunca são realizados em vão. O tempo da vida é assim... como uma flecha.
Hoje, quinta-feira, Teresina, rezei em intenção do nosso mui caro, leal e majestoso Dr. Waldir Ribeiro Dias, o homem do pensamento sempre positivo. Neste mês, estive mais calada e mais reflexiva do que de costume... E hoje desabafo: Muita saudade.
Tio Waldir – valoroso médico e amigo, exerceu sua digna profissão como um artesão que manuseia um bisturi como um maestro embala sua batuta orquestralmente. Desde criança sempre olhava para as figueiras da casa da tia Ada e do tio Senhor e sempre que quero ficar alegre me reporto àqueles áureos tempos. Tempos em que tantas vezes no regaço do vestido de minha mãe, chegava o tio Waldir e me auscultava e prescrevia um infalível remédio... Assim, o mau súbito se ia rapidinho. Hoje, o tio Waldir é médico no céu de névoas...  
Então minha imaginação de cinéfila, sempre me diz que um médico no céu, também é belo. E isto é airoso e honesto. Que linda e honrada profissão a ter! E assim, neste dia, mesmo com tanta saudade que sentimos, somos permeados por um sentimento balsâmico ao pensar neste homem de valor que tanta vida salvou e eu diria: "Acho que podemos fazer um filme com a trajetória do tio Waldir. Um filme com roteiro e sem roteiro, afinal, ele foi e é versátil e espirituoso por demais. Amante fervoroso da Medicina e da Psicanálise, de tal forma que contagiou filhos e netos. E a todos os seus bem-amados: Esposa, filhos, genros, nora, netos e bisneto... Deixo a minha rosa e a minha ternura. E as consultas do tio Waldir que foram tantas, continuam sendo prescritas com muita simpatia e carisma e salvando rosas no céu. E é com a honestidade de uma criança que cumprimentaria o tio Waldir Ribeiro Dias pelos seus gestos gloriosos com a circunspecção que acredito que habita em um MÉDICO NO CÉU!
Meu cumprimento a todos os entes queridos do tio Waldir e em especial, para a querida prima Isa Moema, um ser humano diáfano a quem a gentileza humana fez seu último reduto!
Da prima e parente,
Vanessinha (cinéfila) da Alborina e do Gersinho.
Boa Noite!