PRÓLOGO CINEMATOGRÁFICO
O século XX acordou com a proliferação de uma invenção que soube
definitivamente marcar o advento de um novo tempo. O tempo da imagem em
movimento! Um aparelho advindo do termo grego chamado 'CINEMATÓGRAFO',
posto em movimento através dos visionários irmãos franceses, Louis e
Auguste Lumière, em 1895, conseguiu realizar um sonho desejado
consciente ou inconscientemente há milênios: a capacidade de ludibriar a
morte. Porque no CINEMA... O homem adquiriu a velocidade do movimento
utópico de superar esta frágil condição humana - que é a morte. Com a
invenção cinematográfica o homem conquistou um novo passo para a
eternidade.
Com o surgimento do CINEMA, o homem reinventa sua imagem
à semelhança do seu potencial lúdico. Com a invenção da PSICANÁLISE,
onde os sonhos já eram interpretados e as ruas não mais, cheiravam a
cavalo, a SÉTIMA ARTE surge como uma insurreição que vincula-se a
importantes invenções do breve séc. XX como:
o avião, o telefone, o aço fundido que marcou a tecnologia náutica e a
revolução feminina. Para mim, o século foi breve porque com grandiosas
invenções... A história do século nos deixaria trepidados! O CINEMA
através de seu ecrã que afirma sua megalomania, atinge e reformula novos
conceitos culturais, acarretando maior democratização do saber, porque
CINEMA não se lê, CINEMA se vê! Talvez por isso, o CINEMA tenha tentado
ao longo dos anos, minimizar o analfabetismo funcional.
De todas as
manifestações artísticas, o CINEMA foi a única que como caçulinha das
artes que apresentou dados históricos de nascimento e fadado à
eternidade, porque o CINEMA carrega todos os signos e sinais pertinentes
às artes. Necessita de uma autoria e trabalha com a sensibilidade do
espectador.
Daí a eterna dicotomia entre obra de arte e bem de consumo. Mas somente as grandes invenções dão margem para tal indagação!
Para mim, Vanessa Castro (uma anônima cinéfila), desde tenra idade sei
que uma coisa é certa: desde que os irmãos Lumière continuaram a
inversão de imagens projetadas em paredes distantes, porque CINEMA
existe desde cinco mil anos, antes de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, onde o
homem deixou de ser o mesmo. O homem através dos 24 fotogramas por
segundo, auto-registrou-se numa complexa e nem bem sucedida busca da
perfeição, sonhada de acordo com sua ótica. Mas é exatamente esta busca
por perfeição que estimula o CINEMA a continuar criando imagens em
movimento que elevam nossa condição de SERES HUMANOS, numa verdadeira
profissão de fé!
Vanessa Castro (Cinéfila)