domingo, 8 de junho de 2014

O gênero Político no CINEMA...

POLÍTICA

De maneira explícita ou implícita, o tema político caminha em paralelo com o CINEMA. Por vezes, como um mero tema para o desenvolvimento de um enredo de ação, por vezes, como uma ação consciente, ideológica e estética... Dependendo do estilo depudorado do diretor. A mensagem pode estar no enredo, nos sets e cenários ou nos próprios diálogos. 
Tal tema abrange uma pregação conformista dos filmes ditos 'leves', o nacionalismo obtuso de Rambo e até os serviços secretos. No entanto, há películas onde o discurso politizado é hegemônico, onde se dá o casamento perfeito entre engajamento estrutural e estilos de plasticidade fílmica. 
A exemplo disso temos o cineasta Costa-Gavras que, apesar de uma estética maniqueísta, representa a grande tentativa de fazer espetáculo em caos real. Mas para o ser político, o CINEMA não só lida com os fatos reais. Há ficções tão contundentes como nossa condição de criaturas pensantes e votantes.
Portanto, a visão cinematográfica se destaca em defesa de teses que espargem e procuram entender grandes teses de cunho... SOCIAL. 
Vanessa Castro (cinéfila)