domingo, 9 de novembro de 2014

FANTASIA SEM FIM!

O Gênero FANTASIA no CINEMA!


Mais do que simplesmente retratar a realidade "a 24 fotogramas por segundo", o CINEMA permite o escape para sonhos, fantasias, fábulas e ficções mirabolantes. Há até quem diga que a mentira é sua função original. Mentira? Termo muito forte e deselegante para tal gênero cinematográfico. Discursos teóricos e práticos à parte, a elaboração de tramas fantasiosas constitui hoje um importante arcabouço PSICANALÍTICO que o cinema expõe e nos encanta e deixa a promessa de um mundo melhor, mais fraterno e humano. 
E se você acredita que o olhar de uma criança é mais poderoso que um telescópio? Se você acredita que só o amor constrói? Se você adora e já viu um pinguim em cima da geladeira da sua tia? Então se deixe levar pelos encantos visuais e incursões pelos labirintos da fantasia cinematográfica. Volte a ser criança com 'A História Sem Fim' e 'Gremlins'. Reflita sobre o poder imagético na sala escura onde tudo é possível em 'A Rosa Púrpura do Cairo', viajar pela História com anõezinhos de 'Bandidos do Tempo' ou se debulhe em lágrimas honestas copiosas com Steven Spielberg e seu E.T. O Extraterrestre ou quem sabe, talvez, se permitir inquietar com a fantasia perturbadora de Stanley Kubrick: 'Laranja Mecânica'. Então, procure seu tapete mágico e boa viagem pelos meandros fantásticos que só o CINEMA pode te proporcionar (...)

Um comentário:

  1. Lembro-me como se fosse hoje o dia em que assisti ET, na telona, em Brasília, quando tinha uns 11 anos e estava passando férias escolares no DF. Ainda criança, fiquei impressionado com aquele cine gigante lotado de crianças que queriam ver o fenômeno de bilheteria daquela temporada. Esse seu relato me transportou para aquela época. Boa recordação me proporcionou agora, Vanessa. Filmes são marcantes em nossas vidas.

    ResponderExcluir