sábado, 24 de março de 2012


                               Saudades a Partir do Olhar e do Tempo

 

Hoje acordei com saudade. Saudade das chuvas sem acidez, que não causavam aridez na nossa cidade de São Raimundo Nonato. Saudades da chuva, porque, nestes últimos dias – tem chovido lágrimas de meus olhos. Saudade das calçadas da agência dos Correios e da casa do seu Pedro e da dona Ginolina. Saudade das amigas de minha irmã Vera Lúcia, a Rusa e a Neusa. O nome destas irmãs até rimam! Só não rimam com a dor da saudade. Então, me reporto agora a Neusa, ao Pedrinho a ao Estevão, esposo da Rusa e toda a querida família de seu Pedro, pedindo-lhes permissão para comungar a todos, a simbologia da Rosário, da nossa Rusa - para mim.
A gentileza humana fez seu último recinto em Rusa. E quando falo em gentileza, reporto-me a acepção de cordialidade humana, sem peso e sem mensura. A Rusa parecia carregar com ela um silencioso heroísmo na paz. E se escrevo sobre ela, a descrevo, pelo que a conheci e me regozija a idéia de tecer comentários sobre uma pessoa que imanentemente existiu sob a égide de uma liberdade e leveza sustentáveis. Falar sobre a Rusa é atribuir ao ser humano que ela foi e continua sendo para nós, uma qualidade adjetiva e superlativa que se traduz em RUSA. E o que é mais prazeroso no ser humano, se não for a liberdade, a simplicidade, a boa vontade em cooperar e em dar-se um pouco em tudo o que faz? Quem a conheceu, sabe disso! Falar e pensar em Rusa... É discorrer sobre o tempo e a memória.
A Rusa é o que podemos entender como um tipo peculiar de ser humano com expressões estilísticas ÚNICAS em sua maneira de ser e estar no mundo. Ela é uma seleta que reúne leveza, originalidade e liberdade de pensamento. E como os olhos são a janela da alma, convido a todos a fazermos uma reflexão como se por um instante pudêssemos pensar/falar e ver o mundo como a Rusa! E é assim que tento entender os que cantam e buscam compreender a ação inexorável do tempo. A fugacidade da matéria, a rapidez dos minutos e o escoamento das horas, o surgimento das rugas. E foi a respeito dessa devagação sobre o tempo que a minha irmã, Vera Lúcia e a Rusa conversaram na última vez que se viram, lá em casa!
Eu era uma criança... E a Rusa, a Neusa e a Vera jovens! E eu na curiosidade que é peculiar das crianças – na sua maneira pura e bela de ver o mundo – guardo nas minhas reminiscências a juventude destas garotas nos tempos dos cabelos longos, soltos e dos penteados permanentes e dos óculos que flertavam com o estilo blasé. Para mim, elas são eternas modelos com seu jeans desbotado e sandálias de couro. E a Rusa selou este tempo e espaço – tão longe, mas que, ficou em mim!  Estas meninas que permearam a fantasia de uma criança e serviram de estilo. De uma junventude que conversava na praça do abrigo, que ouvia Beatles e cantava a vida e a simplicidade do viver. E lembro-me de uma foto desbotada destas amigas que para reforçar a idéia de liberdade, estavam também, a Solange da tia Vanci, A Nicéa, a Adélia Maria, a Rosani, a Thâmar. E as que não citei... Perdoem-me, eu era apenas um pequena criança.
Pensar na Rusa é reportar-me às longas conversas que ela tinha com a Vera, que oscilavam da filosofia para a literatura e elas colocavam “porquês”. Os “porquês” da liquidez humana na atualidade. Eram tantos os “porquês”, que se alinhados serviriam a Shakespeare que afirmava que “a todo porquê corresponde um portanto”. Portanto, neste momento de saudade procuro elaborar com palavras para dizer... Dizer o quê? Dizer que a Rusa entendeu a vida como seguindo... Que a vida é uma sucessão de acertos e desacertos; comédia de erros, encontros e desencontros; nada absoluta e definitivamente relativizada nos senões do dia-a-dia, nos que partem sem prévio aviso, nos que deixam saudade (palavra esta, A SAUDADE, relativa à pátria mãe, mas que exprime um sentimento universal). Saudades da Rusa que nos sorria e acena na calçada. O sorriso mais airoso e honesto que conheci na minha vida. Saudade da Rusa que viveu feliz toda a transitoriedade da vida como um momento. E eu como cinéfila que vejo tudo enquadrado, enquadro a Rusa nas minhas reminiscências com seu estilo tão casual, tão diáfano, tão leve... E tive a oportunidade de dizer a ela, que se um dia, eu dirigisse um filme – ela seria a atriz protagonista e a película se chamaria: A MOÇA COM O OLHAR DIÁFANO! Rusa tão Rusa, gente tão gente. Voz calma e serena. E através dos seus peculiares óculos, estava o olhar de um ser humano que engendrou um pacto com a poesia e com as verdades mais comoventes que ela encerra. Então, meus irmãos cinéfilos... Sim, cinéfilos, porque se vemos e ouvimos – somos todos cinéfilos! Vejamos assim, como o eterno olhar BLASÉ e DIÁFANO de nossa inesquecível Rusa!
E sei que quando o sentimento é forte e verdadeiro... As palavras, mesmo vastas, são insuficientes. Então, encerro meu testemunho, recordando uma frase que, como um bom hábito, sempre pronunciava, quando chegando de férias em São Raimundo: “VERA, MAMÃE... A RUSA CHEGOU DE BRASÍLIA, ACABEI DE VÊ-LA, NA CALÇADA”!
Que SAUDADE MEU DEUS!

Para Neusa e Familiares

Ass.: Vanessa (cinéfila) da Alborina!  



3 comentários:

  1. VAn, como você consegue nos fazer adorar quem não conhecemos? è divino, só pode ser!
    Rusa, através de você, marcou em mim um tempo que não conheci!

    ResponderExcluir
  2. É Red! Eis o tipo de persona que fica em nossa memória como lágrimas na chuva... É lindo mesmo

    Obg pelo tocante comentário!

    ResponderExcluir
  3. Que relato bonito, Vanessinha, não apenas de pessoas, mas de situações que ficaram guardadas em suas memórias. Essas recordações nos mantem vivos, não é mesmo?

    ResponderExcluir